Qual a importância da correta manutenção de inversores de frequência? Realizar pequenos reparos em inversores de frequência periodicamente, tais como a substituição de componentes com desgaste, limpeza e outras medidas preventivas, é uma ação determinante para garantir o bom funcionamento do dispositivo em processos de automação industrial.
Sobretudo, manter as avaliações preventivas em dia, prevendo a necessidade de reparos em inversores de frequência, é imprescindível para que esses equipamentos garantam a variação da rotação do motor com segurança e precisão, conforme as especificações e necessidades de produção.
PRINCIPAIS APLICAÇÕES DOS INVERSORES DE FREQUÊNCIA
Os inversores de frequência são considerados equipamentos muito versáteis e com grande aplicação em indústrias que utilizam processos automatizados para produção em larga escala e frequentemente contam com o suporte de empresas especializadas em reparos em inversores de frequência para prevenir falhas e paralizações não programadas em:
- Tornos;
- Centros de usinagem;
- Linhas de produção;
- Usinas da indústria sucroalcooleira;
- Siderúrgicas;
- Indústrias de papel celulose, entre outros.
FATORES RELEVANTES PARA Manutenção de Inversores de Frequência
Os reparos em inversores de frequência atendem às peculiaridades de diversos modelos e especificações de cada uma das principais marcas do mercado. Para a realização do serviço com segurança, a fim de restabelecer o desempenho ideal em reparos em inversores de frequência, são relevantes as características como os diferentes níveis de potência e tensão dos equipamentos, além das necessidades de suas respectivas aplicações, visando a correção necessária.
Com informações adequadas, os reparos em inversores de frequência podem proporcionar uma ampla gama de vantagens técnicas, tais como o aumento da confiabilidade de operação, prolongamento da vida útil, substituição em tempo de peças danificadas, além de uma significativa redução de custos em comparação com a necessidade de adquirir um equipamento novo.